35 Mostra de Cinema de São Paulo

 

São Paulo, 21 de Outubro de 2011.

 

Carta ao Sr. Leon Cakoff,

Caro Fundador da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo,

Esta é a segunda vez que lhe escrevo.  A primeira carta lhe foi entregue pouco depois que assisti entusiasmado mais de 30 filmes durante a 26ª Mostra, em Outubro de 2002. Era então, jovem estudante da Faculdade de Direito, e, insatisfeito, via no Cinema uma atraente possibilidade de trabalho.

Naquela oportunidade lhe pedia um emprego. Queria abandonar meu estágio para seguir carreira na Mostra... Como num sonho de garoto romântico que foge de casa junto com o circo que passara por sua cidadela, ou qualquer roteiro equivalente.

Minha vontade foi atendida no ano seguinte.  Na Mostra de 2003, fiz parte, pela primeira vez, de sua empolgante equipe. Foi quando conheci você e a Renata, a Laura, o Fabinho, a Fabiana, Júlio, Lu, as meninas do escritório central, ali na Rua Antônio Carlos. Os rapazes que distribuíam os filmes. Trabalhei de monitor no CineSesc, cinema que elegi meu favorito na cidade. Foi lá que conheci a Simone, o Zakir, a Paola e toda aquela equipe fantástica. Depois veio a coordenação de monitoria no Espaço Unibanco. Será que posso ter dois cinemas favoritos?! E lá estavam o Sr. Adhemar, o Alê, a Élida, Cassinha, o pipoqueiro... Pré-estréias com: Abbas, Wenders, Manoel de Oliveira, Alexandre Stockler, Brant, Salles e tantos outros novos conhecidos, a Luana, as irmãs Bia e Thaty. Depois veio Arteplex 1, 2, 3...

Foram anos consecutivos de trabalho. Inúmeros outubros de orgulho por fazer parte da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.  Consolidei minha paixão pelo Cinema, fiz amizades duradouras, aprendi sobre os valores do trabalho em equipe.

Assisti películas que fazem parte da minha formação. Filmes nacionais e internacionais e se for lista-los este texto ficará imenso... Mas todas as lembranças são de: fatos, cheiros, roteiros, sentimentos, anseios, filas, votações, diretores, expectativas, tudo guardado na minha caixinha de memória como num longa metragem em flashback.

Após minha “estréia” no universo da Mostra, possibilidades tomaram forma. Junto com a maturidade me apareceram escolhas profissionais. Eis que optei, movido por uma série de fatores, trabalhar com outra das minhas paixões: a Gastronomia. No primeiro restaurante, servindo como garçom, foi fundamental levar em conta o aprendizado de tratar clientes delicados e exigentes, como aqueles que estava acostumado a recepcionar na Mostra de Cinema. Logo consegui trabalho na cozinha. A partir daí, ano após ano o tempo pareceu passar mais depressa, e o empenho na minha nova carreira se torna real. Mas sem dúvida, Caro Leon, todo outubro que passa, a Mostra é por mim lembrada.  Passo para assistir, pelo menos, uma dúzia de filmes inesquecíveis, que aproveito como se fosse a última mordida de um delicioso bolo de chocolate.

Agora pouco, acabo de voltar do evento de abertura da 35ª edição da Mostra de Cinema de São Paulo, anunciando mais de 250 filmes nacionais e internacionais, muitos deles inéditos e que irão “contemplar” a cidade durante esta segunda metade de Outubro. Todos os dias estarão lá sob a coordenação da Renata: César, Gustavo, Fabi e tantos outros funcionários, monitores e colaboradores desta atenciosa equipe.

Se a Mostra é você, Sr. Leon?! Quero prestar-lhe esta singela homenagem. Registro aqui, mesmo que de forma póstuma, o anseio de querer continuar sentindo em Sampa esta paixão que lhe correu nas veias ao longo destas 35 primaveras de Mostras. Tenho por certo que o seu legado e sua conduta verdadeira de lidar com o Cinema serão perpetuados por sua fiel equipe. E que, tanto eu, quanto muitos cinéfilos da cidade irão presenciar muitos outubros de Mostras de Cinema em São Paulo.

Oxalá, seu carinho, dedicação e rigidez de dono astuto, estará sempre presente neste evento. Vida longa a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo!

Por Paulo Machado

* Proprietário do Instituto de Pesquisas em Alimentação Paulo Machado. Dá aulas de Gastronomia. Costuma viajar em busca de novos sabores e assina o blog: chefpaulo.zip.net.

 

 

 

[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]



Meu Perfil
BRASIL, Centro-Oeste, CAMPO GRANDE, CIDADE JARDIM, Homem, de 26 a 35 anos, Portuguese, English, Gastronomia, Cinema e vídeo
Outro -
Visitante número: