Cozinha Brasileira representada na 1ª ExpoBrasil na África Oriental

 

EXPOBRASIL - Nairóbi - Quênia (de 22 a 27/03/11)

Embaixadora Ana Maria e Chef Paulo Machado durante ExpoBrasil - Kenya.

De 22 a 27 de Março de 2011, aconteceu no Centro Internacional de Conferências Kenyatta em Nairobi – Kenya, a 1ª ExpoBrasil na África Oriental, feira de negócios que apresentou ainda representantes da cultura e gastronomia do Brasil no continente africano. O tema da 1ª ExpoBrasil 2011 foi – “O Elo Perdido” – no intuito de estreitar ligação comercial e cultural entre empresas da África Oriental e do Brasil.

Sobre a ExpoBrasil em Nairóbi:

O Brasil é um dos países emergentes membro do “BRIC”, e apresenta grande desenvolvimento econômico, além de ser líder em produção de variados produtos: açúcar, etanol, carne, soja, milho, suco de laranja entre outros.

Recentemente acordos de cooperação entre Brasil, Kenya e Tanzânia foram assinados, em setores chave como bio-combustível, educação, comunicação, energia, esportes e aviação, promovendo troca comercial e oportunidades no processo de integração dos países da comunidade da África Oriental.

A ExpoBrasil também promoveu na mesma semana a “Brazilian Cultural Week”. Que abarcou jogos de futebol, apresentações de música e capoeira e semana gastronômica.

O torneio de futebol começou em janeiro deste ano e chamou-se “Brazil Kenya League 2011” e contou com a participação de mais de 80 times de futebol da região. Na final, no estádio Nacional de Nyayo, o time do Palmeiras sub 21 jogou contra o time Kenyano “Gor Mahia”. O placar foi de dois a um para o time brasileiro. Ao final a embaixadora Ana Maria Sampaio juntamente com a campeã olímpica brasileira, a jogadora de voley de praia Adriana Behar entregaram prêmios aos participantes.

Como fechamento da Brazilian Cultural Week o grupo de música e percussão de Brasília Patubatê fez apresentação na casa de showns The Carnivor em Nairóbi. Levou ao público os ritmos do samba e bateria que movem o carnaval brasileiro.

Cozinha Brasileira:

Os Chefs Paulo Machado e Thiago Bettin, a convite do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, tiveram participação durante a ExpoBrasil 2011, no quiosque cultural da feira, onde apresentaram workshops de cozinha, além de publicações, vídeos e ingredientes da cozinha nacional.

O Hotel 5 estrelas Sarova Stanley, aberto desde 1902, promoveu em seu restaurante a “Brazilian Gastronomic Week” para servir delícias da cozinha brasileira preparadas pelo Chef Paulo Machado e o Chef confeiteiro Thiago Bettin.

Para o menu os chefs desenvolveram cardápio de comida afro-brasileira, no intuito de apresentar sabores que tem estreita ligação com a África. Dentre as preparações, havia: lingüiça com quiabo, dadinhos de tapioca, moqueca baiana, bobó de camarão, xinxim de galinha, quindim de Iaiá, bolo de rolo, torta de castanha do Brasil, manjar de côco.

O chef Paulo Machado observa que para a gastronomia nacional eventos como a ExpoBrasil são de grande valia. “Ações como estas são a chance de divulgarmos a cultura gastronômica brasileira em outros países, sendo forte passo para consolidarmos o conhecimento de nossos maravilhosos ingredientes e preparos por povos estrangeiros. Ter a chance de divulgar o patrimônio imaterial que é nossa cozinha na África é algo que me mantém cada vez mais curioso e interessado em nossa cozinha”, diz o Machado.

“Foi curioso encontrar em Nairóbi uma diversidade de ingredientes que também fazemos uso no Brasil. Foram: castanhas, carnes, raízes... A mandioca por exemplo, é um alimento de base da população da África oriental e que curiosamente sofre preconceito por pessoas de classes sociais mais altas de lá. O ingrediente cassava (mandioca na língua swahili) é considerado comida para o pobre. Você raramente vai encontrar mandioca em restaurantes locais. No caso de nossa semana gastronômica no Hotel Sarova Stanley foi uma experiência bem interessante pois fiz questão de servir todos os dias do Menu a mandioca, seja em forma de farinha, seja como purê ou creme para o escondidinho e os clientes do restaurante provaram e gostaram” complementa o chef.

 “Outra passagem bacana desta viagem foi a receptividade dos kenyanos. Gravei dois programas para TVs nacionais, para a rádio local eu e Chef Thiago Bettin demos entrevista, além do contato com o público durante os workshops na ExpoBrasil, que teve a chance de assistir o vídeo-documentário da chef Mara Salles (restaurante Tordesilhas em São Paulo) sobre a cozinha afro-brasileira.

A feira de negócios ExpoBrasil e a Brazilian Cultural Week (Semana Cultural), juntas movimentaram entre 20.000 visitantes entre conferencistas, participantes e público em geral. Este evento foi sem dúvida forte agente de cooperação bilateral para os negócios, gastronomia, esportes e cultura do Kenya e Brasil.

 

MATÉRIAS E SITES RELACIONADOS:

 - Entrevista para a TV Nacional do Kenya

http://www.youtube.com/watch?v=wQXZrbb9-jk&feature=related

 - Capital Life Style – Cozinha Brasileira em Nairóbi

http://www.capitalfm.co.ke/lifestyle/6/5809-Brazilian-Cuisine-Nairobi.html

 - Chef Paulo Machado na África

http://bonitopantanal.wordpress.com/2011/03/16/chef-paulo-machado-participa-de-evento-sobre-culinaria-na-africa/

 - Expo Brasil na África Oriental, em março, terá participação de 80 empresas brasileiras

http://www.comexdobrasil.com.br/expo-brasil-na-africa-oriental-em-marco-tera-participacao-de-80-empresas-brasileiras/

 -  Culinary Art

http://www.brazileastafricaexpo.com/index.php?option=com_content&view=article&id=20&Itemid=23

 - Professor de Gastronomia participa de evento internacional na África Oriental

http://www.unisantos.br/web/guest/18?p_p_id=portlet_apresentar_lista_noticias_WAR_2webapresentarListaNoticias_INSTANCE_diu9&p_p_action=1&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-2&p_p_col_count=4&_portlet_apresentar_lista_noticias_WAR_2webapresentarListaNoticias_INSTANCE_diu9_struts_action=%2Fportlet_apresentar_lista_noticias%2Fmostrar_menu&_portlet_apresentar_lista_noticias_WAR_2webapresentarListaNoticias_INSTANCE_diu9_LIFERAY_SHARED_idNoticia=13474

 Hotel Sarova Stanley (http://www.sarovahotels.com/stanley),

 Centro de Conferências Internacional Keniatta (http://www.kicc.co.ke)

 

 

[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]



Meu Perfil
BRASIL, Centro-Oeste, CAMPO GRANDE, CIDADE JARDIM, Homem, de 26 a 35 anos, Portuguese, English, Gastronomia, Cinema e vídeo
Outro -
Visitante número: