Primeiro Nome, 2010.

Cheiro úmido de verão, calor em Campo Grande, é o primeiro dia do ano de 2011. As energias estão carregadas para o ano que entra. De forma mágica, tudo aquilo que passou resolveu ficar guardado no ano passado.

Agradeço pelo ano que passou, trabalhos realizados, pessoas que conheci, sabores que degustei, brindes que celebrei, os guacamoles e cuitlacoches da Lourdes, viagens com Mara, Ivo, Maranhão, Marquinhos, Flavinha, Dith, meu pai... Ensinamentos da Inês, minha irmã, e do PremBaba, em Rishikeshi na Índia.

Gostei muito de conhecer melhor a cozinha capixaba e ser tão bem recebido por Pamela e sua família no Espírito Santo, onde acompanhei todo o feitio das panelas de barro de Goiabeiras.

Minha primeira participação no Congresso Mesa Tendências da Revista Prazeres da Mesa a convite do David foi algo emocionante, pude dividir com o público que me ouvia a alegria que é poder dar aulas para alunos tão dedicados quanto os meninos da Gastromotiva.

Os ensinamentos do Mestrado, tanta gente nova que conheci lá, a genial Geni é uma colega exemplo de Hospitalidade! Minha querida orientadora Marielys agüentar tanta correção dos meus trabalhos, mas o estímulo está lá, sempre presente... Profa. Sênia, queridos colegas da Anhembi.

Inesquecível os desafios do ReceitaPop e meus novos amigos Marcio, Natalie e Marcel, toda a equipe que me ensinou um monte de novidades... Pra tentar fazer um bom menu em 20 minutos tem que rebolar!

E cada vez que chegava no Sesc Araraquara me emocionava. Os sorrisos do público presente nas aulas, que só aumenta a cada encontro, as perguntas inteligentes, a divisão de saberes. A recepção da Jane que sempre serve um café maravilhoso. E por falar em Sesc, que equipe maravilhosa, pessoas bacanas que tive contato, dividi prosas e receitas. A minha querida professora, amiga, “mãe” e fiel escudeira Rosana sempre ao meu lado. Verinha, Chefinhas Lúcia e Sula nunca me deixaram na mão. A Inês e o Thiego fizeram bonito no evento de abertura da Mostra SescArtes, foi um grande presente aquele cardápio, onde o arroz era negro e a cartola era servida em formato de bombom... garçons "a caráter"... o público apreciou.

Meu belo website elaborado pelo Marcos. Talvez o melhor presente que recebi em 2010!

Minha querida Betina, que prazer inestimável conhecê-la, são pessoas como ela que enaltecem a gastronomia brasileira, e uma delas é também minha mais nova paixão: dna. Dêga, que teve total êxito em me ensinar a sopa preferida de seus netos no Sesc Santo André, com todo o carinho da Adriana, Gleizer e equipe.

Obrigado Mara, que presente foi conhecer o Uruguai, Punta as vinícolas, a carne, os novos amigos, e ainda poder presenciar a força da cozinha brasileira pelas mãos da Marina, Raul, Mara e Maurício, Chefs que carregam a estrela do Brasil pro exterior, e que me inspiram pelo mesmo desafio.

Meu novo amigo Rodrigo, super Chef, além de carregar no DNA os ensinamentos de sua avó Ofélia dividiu comigo tanta generosidade pra fazer bonito em Santos. Obrigado pelas dicas de restaurantes na baixada, além do melhor café do mundo na bolsa, degustei também muitas delicias, desde comida japonesa até o molho de cebola do Gonzaga.

Ficar mais perto das artes, com o Lu em Cunha, cerâmicas, a Pessoa na performance da Lu, minha mama, Ana Carla, Edmar. Bienal de SP e a mostra Manchúria, obras de Felipe, o neólogo que não canso em conhecer... anseios por fazer igual pela gastronomia, minha arte paixão.

Montei minha primeira empresa, Instituto de Pesquisas em Alimentação Paulo Machado, com meu nome. Sou eu! Sugestão de uma grande tutora. Algo que às vezes me confunde, mas me dá forças. Porque o IPA sou eu, e será também muitos daqueles que amam a boa comida. Um novo desafio, impostos, novas responsabilidades, anseios...

Meu contato com a Jussara do livro “Na Panela dos Peixoto” foi uma chance de recarregar meu amor pela cozinha de raiz, fizemos uma lingüiça tão típica e saborosa: o cudiguim, que me deu vontade de ir morar na roça e fazer tudo aquilo que lá dá. Uma coisa meio Slow Food, aquilo que meus convivas anseiam também... pelo menos não vamos perder este patrimônio, não é Cênia e Fabi?!

Franz, Inês, Oren, Jean, pessoas queridas, globetrotters por natureza. Minha querida tia Nereida, obrigado por tantas guloseimas, fazer comida boa não é fácil, não é mesmo Valtinho?!

Palhaçolândia no Dia Mundial da Alimentação me fizeram ter mais contato com o universo do clown, e que uma alimentação saudável pode ser um caminho palatável, né Jô e Gui?!

Território do Vinho, que casa linda Diogo! Teka me ajudou demais por lá. Tias Tuca, Vilma, Verinha, Xanxan, Karime, Sandra, Zilei, Ana, Simone, Cinthia... (a lista é grande e obrigado!) sempre me prestigiando nos eventos da cidade Morena.

Cé, Sáh, Gu e as “Monstras”, que delícia, mesmo que rapidinho.

Pan con Tomaquet no Sabor de Fazenda, sabor delicioso.

Visitar o país da Copa, um pouquinho antes de acontecer me mostrou que o Brasil tem toda a chance de fazer bonito, é focar nesses anos que está pertinho! A África do Sul é, com seus: aeroportos, estádios, estradas impecáveis, animais exóticos, produtos de qualidade e povo receptivo um país adorável.

Conheci melhor a cidade de Guarulhos por meio da Dani e o pessoal da Educatur. Amei também dar aula no Hebraica, valeu Breno! Os sabores da Índia só me fazem ter mais saudades daquela terra abençoada.

Agorinha em dezembro amei ver toda minha família, vô Totonho e vó Lacy, as reuniões, conversas, comilança, o bate-papo na Santa Graça.

O sorriso hospitaleiro da minha mãe todas as vezes que chego na minha cidade natal. Quero também agradecer a saúde, a vida que se estende a mim e a meus familiares, sei que nada é eterno mas o poder do agora é sempre duradouro, é aquilo que temos!

EU AMO VOCÊS...

Estou escrevendo na ordem das lembranças, sem qualquer cronologia. Aquilo que pipocou primeiro a mente, e que já faz parte desta caixinha de número 2010 está registrado agora neste post.

Espero que muitos e muitos registros também se façam presentes ao longo deste ano novo que entra. E que sejam de alegrias, ensinamentos e de objetivos positivos para mim e meus queridos leitores.

E de nome em nome vou temperando meu viver!

 Desejo tudo de melhor a vocês!!!

 Um grande beijo e FELIZ 2011!!!

Paulo.

 

 

 

[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]



Meu Perfil
BRASIL, Centro-Oeste, CAMPO GRANDE, CIDADE JARDIM, Homem, de 26 a 35 anos, Portuguese, English, Gastronomia, Cinema e vídeo
Outro -
Visitante número: